Ouça ao vivo

Construção civil perde vagas, mas o setor prevê retomada na RMC em 2018

Arquivo

Novembro de 2017 foi um mês ruim para o setor da construção civil na Região Metropolitana de Campinas, que fechou o mês com saldo de 564 vagas eliminadas. Apenas em cinco cidades da RMC os números ficaram positivos. Sumaré, que teve o melhor saldo, com 46 novos empregos, seguida por Cosmópolis e Santa Bárbara D´Oeste, com seis vagas positivas cada. No acumulado de Janeiro a Novembro de 2017, o saldo foi de 755 vagas fechadas.

No entanto, a boa notícia do balanço divulgado pelo Caged é que este saldo sofreu uma forte retração em novembro quando comparado a outubro, quando o estoque de vagas estava negativo em 1.747. Para o Presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho, é comum essa perda de vagas no fim do ano. Para Francisco, há perspectiva de recuperação do setor e cita como  indicativo o preço do imóvel, cujo metro quadrado subiu em novembro 0,28% em relação aos meses anteriores.

Em algumas construtoras da região, essa retomada já está sendo sentida, com registro de contratações nesse período, como conta o diretor de RH da Procivil, de Campinas, Rogério Bogone. O diretor de planejamento da empresa, Eduardo Goulart, explica que o setor da construção civil teve queda de 6,5% em 2017 em relação ao ano anterior, mas também prevê um reaquecimento para 2018. Os dados da pesquisa são do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.