Ouça ao vivo

CS Esmeraldina em Campinas, destruído por um incêndio, continua abandonado

Valéria Hein

O centro de saúde do Jd. Esmeraldina, em Campinas, continua abandonado. Em janeiro de 2017 ocorreu um incêndio na unidade e por enquanto não houve reforma. A unidade continua fechada e a população tem que se deslocar para um prédio improvisado ao lado da Administração Regional 09, que fica a 1 km de distância. O morador do bairro, Marcos Antunes Monteiro, descreve a situação de abandono do local.

A intenção da prefeitura é construir um novo centro de saúde no local, com verba prometida pelo Governo Estadual. Uma solução que seria a ideal na opinião da aposentada, Neusa Assis. Mas por enquanto nada mudou.  Márcia Aparecida Campos relata um atendimento de improviso. Josefa Ferreira também reclama da situação improvisada no local.

Para Rodrigo Pereira, o local escolhido para atender os pacientes do bairro é fora de mão e a população encontra dificuldades para buscar socorro médico. O fogo, que atingiu a unidade de saúde na madrugada de ano novo, de 2016 para 2017, impossibilitou o atendimento, já que toda a rede elétrica do prédio foi destruída.

Em nota, a prefeitura de Campinas informou que a construção do novo Centro de Saúde Esmeraldina será feita por meio do programa Saúde em Ação, uma parceria do governo do estado e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A previsão é que a obra tenha início ainda no primeiro semestre  deste ano. Informou ainda que o prédio que foi adaptado para atender os pacientes fica no bairro São Pedro, área de abrangência do CS Esmeraldina.

Também em nota a Secretaria de Estado da Saúde informou que está em andamento o processo de licitação referente à construção de uma clínica do programa Saúde em Ação, com previsão para início das obras ainda no primeiro semestre deste ano.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.