Ouça ao vivo

Diminuição de chuvas na região pode causar risco de novas crises hídricas

O alerta do Consórcio PCJ com o nível do sistema Cantareira neste início de 2018 é compartilhado com especialistas em sistemas hídricos. Mesmo com as chuvas registradas, neste verão, o índice armazenado é pouco maior que no mesmo período em 2014, quando a região enfrentou uma crise hídrica. Atualmente, são registrados 46% da capacidade do Cantareira nos reservatórios. Há quatro anos, o índice era de 24%. O professor da faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, Antonio Carlos Zuffo, afirma que o volume de chuvas tem diminuído e a tendência para as próximas décadas é baixar ainda mais.

O sistema Cantareira abastece cidades da região de Campinas e também da Grande São Paulo. A gradativa diminuição nos níveis pode comprometer o abastecimento. Por isso, o professor Antonio Carlos Zuffo recomenda a construção de reservatórios no Circuito das Águas, já anunciada pelo Governo do Estado.

Desde o segundo semestre do ano passado, o consórcio intermunicipal das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí dividiu a gestão dos reservatórios em faixas de segurança e também por períodos, entre seco e chuvoso. Segundo o órgão, após essa outorga já foram economizados quase 60 bilhões de litros de água nas Bacias PCJ, que representam 43% do volume total.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.