Ouça ao vivo

Novo caso de Chikungunya aumenta preocupação com a doença em Campinas

mosquito da dengue/arquivo

2018 começa com uma preocupação para a Secretaria de Saúde Campinas. Um caso de Chikungunya na região sudoeste gera ações nesta área da cidade para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, o mesmo que transmite a dengue e o Zika Vírus.

Esses dois tiveram redução no número de casos, enquanto que a Chikungunya apareceu pela primeira vez em 2017. Foram duas ocorrências, uma no Jardim do Lago e outro no Parque Santa Bárbara. Pode parecer pouco, mas é ai que está o problema. A transmissão da doença é rápida e se tem uma população quase que totalmente suscetível a isso, como enfatiza o Médico Epidemiologista da Vigilância em Saúde de Campinas, André Ribas Freitas.

Com o novo caso da região sudoeste, a prefeitura realiza ações incisivas já neste início de ano.

A Chikungunya é grave, vem com fortes dores musculares e pode deixar até sequelas. André Ribas Freitas ainda acrescenta – a taxa de mortalidade é maior que a dengue – chega a ser de 10 a 20 vezes mais.

Diante dos riscos com a Chikungunya a prefeitura reforça que faz os trabalhos para combate, mas a população precisa ajudar eliminando os criadouros do Aedes Aegypti, não deixando água parando, com atenção especial para vasos, pneus e calhas.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.