Ouça ao vivo

Queda de doação e quarentena por febre amarela deixam banco de sangue com estoque baixo para o carnaval

A esperada queda nas doações de sangue no final de ano, deixou em estado de alerta o hemocentro da Unicamp. A situação ainda é mais grave por causa da febre amarela, que levou a população em peso aos postos de saúde em busca da vacina neste começo de ano. O problema é que quem se imunizou contra a doença não pode doar sangue por um período de 30 dias.

Em dezembro passado, o Hemocentro da Unicamp teve uma queda de 8% na doação de sangue, quando comparado ao mesmo mês de 2016. Se a relação foi feita com o último mês de 2015, a redução é ainda maior, 12%. Neste começo de ano, as doações caíram 25%.Atualmente os sangues tipo O e A estão com nível baixo, próximos ao desabastecimento. A queda de doação e a quarentena por causa da vacina da febre amarela ligaram um sinal de alerta no hemocentro, que deverá operar com um estoque limitado durante o carnaval, como afirmou o diretor de coleta do hemocentro, Vagner de Castro.

O Hemocentro assegura que para a doação, não há risco para o doador, que antes passa por uma triagem clínica. O interessado em doar, pode entrar em contato com a unidade de saúde, através do telefone 0800 722 8432.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.