Ouça ao vivo

Usuário questiona pagamento de duas passagens em ônibus circular de Campinas

Um usuário do transporte público de Campinas, que preferiu não se identificar, questiona o fato de linhas circulares do transporte público cobrarem duas tarifas em determinado ponto. No caso, da 3.41, do Jardim São Gabriel, o motorista fez ele pagar uma segunda passagem mesmo ter percorrido todo círculo do itinerário. O mesmo, segundo relato, aconteceu com a linha 1.73, São Vicente.

O entendimento do próprio usuário é o seguinte – linha circular significa que ponto inicial e final seria o mesmo, afinal está dentro de um círculo, não justiçando a cobrança em outros pontos.

O exemplo citado é da linha 3.41, na qual teve que pagar uma segunda passagem ao chegar à Rodoviária.

Nós acessamos o site da Emdec para verificar isso e de fato a linha 3.41 tem como ponto de partida e chegada o mesmo local. O mesmo acontece com a 1.73.

Em nota, a empresa de trânsito reconheceu que de maneira geral, as linhas circulares não possuem “ponto final”. Diz que caso o motorista tenha que realizar uma parada mais extensa e pedir que ocorra o desembarque de passageiros, os usuários que já pagaram a passagem não devem pagar novo valor pela continuidade da viagem. A orientação é que, após a pausa, o motorista abra a porta traseira e faça o embarque desses pagantes.

Não foi o que aconteceu com o entrevistado. Ele nos contou que teve que pagar as duas passagens. Nesses casos, a Emdec pede que o usuário faça a denúncia pelo telefone (19) 3772-1517; ou na seção “Fale Conosco”, site www.emdec.com.br., informando linha, prefixo do veículo e dia e horário da ocorrência.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.