Ouça ao vivo

Músicas de Stevie Wonder gravadas por amigos.

Não há como não admirar o talento de Stevie Wonder, cantor, compositor e multi-instrumentista, ele lançou quase 30 discos e se tornou conhecido mundialmente. Seria fácil reunir sucessos e contar detalhes da vida desse artista que foi acompanhado desde criança pela imprensa americana.  Mas algo pouco divulgado e igualmente impressionante na carreira dele é que em meio a tanto trabalho ele arrumou tempo para presentear colegas com canções exclusivas . É o caso do grupo vocal The Spinners com a canção It’s a shame. Uma das parceiras de Stevie Wonder na composição para o Spinners foi a cantora Syreeta na época todos estavam na gravadora Motown. A diferença é que Syreeta passou de recepcionista a cantora, e de cantora a esposa de Stevie Wonder. O casamento durou pouco tempo, mas eles continuaram trabalhando juntos, mesmo depois da separação. Na discografia da Syreeta é comum  encontrar vários músicas de autoria de Stevie Wonder.

A habilidade de Stevie Wonder não beneficiou apenas colegas da mesma gravadora. O grupo Rufus, que tinha como vocalista a jovem Chaka Khan, recebeu de presente um funk de primeira linha. A música se transformou em marca registrada não só da banda, mas também da Chaka Khan, que passou a cantá-la nos shows quando partiu para a carreira solo.

 

Muita habilidade ao piano e uma bela voz. Roberta Flack era admirada por frequentadores de bares e casas noturnas e logo foi chamada por produtores da industria fonográfica. Embora a composição de Stevie Wonder não tenha sido um sucesso , ela marcou o último dueto de Roberta Flack com Donny Hathaway, pouco antes da trágica  morte do cantor.

Na tradição de ótimos guitarristas do rock britânico, Jeff Beck tem um lugar especial. Ele fez parte do Yardbirds, grupo pelo qual passaram Eric Clapton e Jmmy Page. Mesmo sem ter igualado o reconhecimento comercial de seus antigos companheiros, Jeff Beck é um dos nomes importantes da guitarra. E ele também recebeu de presente uma música de Stevie Wonder.

O pianista e arranjador Sérgio Mendes desenvolveu sua carreira nos Estados Unidos. Depois de um começo arrasador em que aproveitou a onda da bossa nova, ele precisou se adaptar para continuar num  mercado tão competitivo, e isso na década  de 70 significava colocar mais swing no seu conhecimento de jazz. É desse período que vem a ajuda de Stevie Wonder uma composição  especialmente para o brasileiro.

 

 

Gary Byrd se desenvolveu profissionalmente como locutor  de rádio e sempre buscou debater assuntos importantes para melhorar a condição dos negros nos Estados Unidos . Embora tenha lançado apenas um lp no começo dos anos 70 com uma sonoridade bem funk, ele não canta, apenas fala. O disco é praticamente um discurso de exaltação racial e esse discurso foi útil quando o letrista Gary Byrd se aventurou pelo rap. Em 1983 ele gravou um verdadeira aula de história com as rimas, tudo com o apoio de Stevie Wonder, que compôs a música, produziu, tocou e cantou.

Acompanhe nesta edição do quadro Música é  Cultura algumas musicas de Stevie Wonder que foram gravadas por amigos !

Stevie

Acompanhe esta edição

 

entre em contato :

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.