Ouça ao vivo

A partir de sábado, ônibus do Terminal Central não vão aceitar dinheiro

A partir de sábado, os 40 itinerários de ônibus que passam pelo Terminal Central, em Campinas, não vão mais aceitar o pagamento em dinheiro. Os passageiros terão que usar o Bilhete Único recarregável ou comprar um ticket individual com QR Code, que é uma espécie de código de barras, que será lido em dispositivos instalados nos veículos.

Estivemos no local e constatamos que a maioria dos usuários já possui o cartão recarregável e portanto, a medida não vai mudar muito para eles. Márcia Deodato tem o Bilhete Único, mas ai em a preocupação com quem vem de fora.

Davi Novaes é um exemplo. É de fora e acha que ter que comprar um ticket dificulta.

Para Léia Ferreira também será ruim a extinção do dinheiro nos ônibus do terminal Central. O local em que o Bilhete único é carregada tinha fila antes mesmo da exigência do uso do QR Code ou do cartão. Ela acredita que nesse aspecto haverá mais movimento e mais demora.

Apesar desses pontos negativos, Silvanir Lima olha para o objetivo da medida – levar mais segurança ao transporte público. Por isso, ela aprova o fim do dinheiro nos ônibus.

A medida contempla a grande maioria dos ônibus circulares e a ideia da Emdec é que a seja aplicada gradativamente até atingir 100% do sistema. Essa não era a proposta inicial da prefeitura, que previa extinguir o dinheiro em todo sistema de transporte público municipal. O secretário, Carlos Barreiro, diz que este será um período para adequação.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.