Ouça ao vivo

Após confirmação de morte por febre amarela, vacinação se intensifica em Valinhos

Valeria Hein

Após a Vigilância Epidemiológica de Valinhos confirmar a morte de um homem de 49 anos por febre amarela, houve ampliação da vacinação contra a doença, das 9h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde da cidade. 46 mil pessoas já se vacinaram no município desde o ano passado. Mas a procura pela vacina se intensificou, com a confirmação pelo Instituto Adolfo Lutz, do caso da morte em decorrência da doença, que teve transmissão por mosquito silvestre.

A vítima trabalhava numa chácara e morreu no último dia 1º de fevereiro na Santa Casa e o caso é autóctone, ocorrido dentro do próprio município. Ele vivia próximo a regiões de mata, no Parque das Colinas, e tinha uma propriedade no bairro Chácaras Alpinas. O Corretor de seguros, Mario Aparecido Novo, procurou a UBS Central de Valinhos e não encontrou dificuldade para conseguir a senha.

Já, na UBS Jardim Imperial a movimentação tem sido maior, de acordo com a psicóloga, Paula Nogueira. A Dona de casa, Maria Anete Nogueira, reclama que não conseguiu se imunizar porque sua idade exige autorização médica, só que ela alega que na UBS do Jardim Imperial não há médico para atendê-la. Nesse caso, a assessoria de imprensa da Prefeitura afirmou que vai apurar o caso, e se realmente ocorreu, alega ter havido erro de procedimento, já que por ser idosa, ela teria prioridade no atendimento e liberação imediata para a vacina.

O vendedor Emanoel Moura Brandão chegou cedo para garantir uma senha para o filho de 8 anos. O morador de Valinhos Isaac Bispo lembra que além de cobrear da Prefeitura é preciso que todos também façam sua parte para evitar criadouros de mosquitos. Além da morte confirmada, há uma morte suspeita e seis casos em investigação da doença, que aguardam resultado de exames que estão sendo realizados no Instituto Adolfo Lutz.

Não há registros no Brasil desde a década de 40 da forma urbana da doença, quando ela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Mesmo assim, a Prefeitura intensificou as ações de controle de criadouros, com visitas de casa a casa e em pontos estratégicos, como borracharias e ferros velhos. Também haverá um mutirão nesse sábado em quatro postos de saúde: Bom Retiro, Vila Santana, Paraíso e Jardim Pinheiros. As doses serão aplicadas das 8h às 17h e não haverá distribuição de senhas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.