Ouça ao vivo

Aumento da frota exige mudanças e atualização no trânsito

Além de ampliação das estruturas viárias das cidades e de melhorias na formação dos motoristas e condutores, o aumento da frota de veículos nos últimos 20 anos exige mudanças de comportamento e leis atualizadas. A opinião do diretor-presidente do Detran São Paulo, Maxwell Vieira, leva em conta os índices registrados desde 1997. De lá pra cá, o total de carros, motos e caminhões e ônibus cresceu 161% no estado. Já em Campinas, subiu 131%.

Como muita coisa mudou no País ao longo desse tempo, o diretor do órgão aponta períodos de facilidade no crédito para explicar essa expansão, diz que medidas foram tomadas, mas reconhece e necessidade de atualização frequente. Ao citar um exemplo de transformação que exigiu adaptação e a criação de leis mais rígidas no trânsito nas últimas duas décadas, define o uso do celular ao volante como um dos principais riscos atuais em ruas, avenidas e rodovias.

Ainda segundo o presidente do Detran estadual, para acompanhar as alterações tecnológicas e do cotidiano, justifica que os investimentos e o diálogo com as autoescolas também são contínuos para melhorar a formação dos condutores. Por outro lado, pede que as pessoas criem o hábito de rever os próprios comportamentos no trânsito e lembra da importância da ampliação das malhas viárias dentro dos municípios para suportar o fluxo e aumentar a segurança.

Entre 1997 e 2017, a frota em Campinas cresceu de 397,6 mil veículos para 916,6 mil. Em todo o estado de São Paulo, o números registrados nos últimos vinte anos saltaram de 11,1 milhões para 29,1 milhões.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.