Ouça ao vivo

Lambari da Horta

Hoje vou falar sobre uma iguaria da gastronomia mineira que tem a capacidade de confundir os sentidos humanos… o Lambari da Horta. Também conhecido como peixinho”, “orelha-de-lebre” ou “sálvia”, o Lambari da Horta é originário da Europa de da Ásia e seu nome científico é Stachys byzantina.

Muito consumido no Vale do Paraíba, o Lambari da Horta é uma PANC (planta alimentícia não convencional) que nasce em arbustos baixos, gosta de clima ameno e tem folhas peludas com formato de pequenos peixes. Mas a semelhança com o peixe não se limita ao formato da folha… quando empanadas, as folhas exalam o cheiro e ficam com o sabor que lembra muito o peixe frito. Acompanhar todo o processo de preparação gera uma certa confusão nos sentidos, mas vale muito a pena quando se prova esse prato emblemático da gastronomia mineira. Assim como o Lambari da Horta, nossos quintais e matas guardam diversos tesouros que esperam para ser descobertos e saboreados.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.