Ouça ao vivo

Morte por febre amarela surpreende Prefeitura de Valinhos

A morte do chacareiro Rui Lona Milani, de 49 anos, por febre amarela, em Valinhos, surpreendeu a prefeitura municipal. A confirmação foi feita no último dia 19 e foi o primeiro óbito da doença registrado no município.

Ele até foi se vacinar junto com outros familiares mas em função da fila no local preferiu voltar para casa sem se imunizar.

A Diretora da Vigilância Epidemiológica da prefeitura de Valinhos, Cláudia Maria dos Santos comentou que a secretaria ficou surpresa com a morte pela doença já que, até agora, não houve nenhuma confirmação de morte de macaco por febre amarela. O macaco que é um sinalizador da presença do mosquito transmissor da doença em área silvestre.

Além da morte confirmada pela doença, Valinhos ainda investiga outros sete casos suspeitos sendo uma morte. Desse total, três, inclusive o óbito registrado são no bairro Pinheiros. Cláudia disse que já na sexta-feira a secretaria vai realizar a nebulização e busca ativa para evitar novos casos da doença.

Com relação à vacinação, as unidades básicas do Bom Retiro, Vila Santana, Paraíso e Pinheiros estarão abertas nesse sábado, das 8h às 17h, exclusivamente para a imunização contra a febre amarela. Para isso, os moradores precisam levar um comprovante de endereço.

No caso de pessoas acima de 60 anos, a Diretora da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Valinhos comentou que é necessária uma prescrição médica em casos de idosos que apresentem alguma restrição.

Desde outubro do ano passado, Valinhos foi incluída entre os municípios de risco para a febre amarela devido à morte de macacos com suspeita da doença.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.