Ouça ao vivo

Secretário confirma que sistema foi alterado para repasse

O secretário de Saúde de Campinas, Cármino de Souza, confirmou em audiência na Câmara que o sistema de contas foi alterado para que a ex-gestora do Hospital Ouro Verde recebesse um repasse mensal de R$ 250 mil da Prefeitura. A afirmação reforça o relato à Justiça da assessora do departamento de controle, Claudia Santana. Ela alega que classificava os valores como irregulares, mas que os pareceres eram alterados depois pelo superior dela, Anésio Corat Júnior.

Ouvido pela Comissão Permanente de Saúde, Cármino disse que soube do fato pela imprensa e que confirmou as mudanças ao conferir as planilhas informatizadas. Segundo ele, isso aconteceu no começo do contrato, em 2016. De acordo com a denúncia do Ministério Público, esses repasses mensais serviam para pagar consultorias que nunca aconteciam. No total, os promotores estimam que os desvios de verba pública cheguem a cerca de R$ 4,5 milhões.

Antes da operação do Gaeco em novembro de 2017, o secretário afirma que esteve em contato com o MP e que procurou o então diretor de Contas para esclarecer uma lista com seis empresas que estariam recebendo as quantias. Na época, conta que o próprio Anésio respondeu ao órgão descartando a relação com cinco das apontadas. Questionado pelos vereadores sobre medidas internas após o escândalo, disse que cinco auditores estão analisando todos os registros.

Cármino ainda negou ter relação de proximidade com os diretores da Organização Social Vitale. Ao todo, seis pessoas estão presas acusadas de organização criminosa, fraude à licitação, falsidade ideológica e peculato.

Durante a reunião no Plenário, ele ainda respondeu a outros questionamentos. Ao falar sobre a rescisão de funcionários demitidos há oito meses, por exemplo, alega que o jurídico da Prefeitura entende que responsabilidade é da Vitale. Já sobre a gestão do Ouro Verde, atualmente sob intervenção do Hospital Municipal Mário Gatti, descartou a reportagem qualquer problema de salários, disse não ver qualquer motivo para a greve na unidade e espera uma solução.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.