Ouça ao vivo

Vereadores garantem que executivo adotará medidas para recuperar o Samu em Campinas

Manutenção emergencial, chamamento de concursados e compra de novas ambulâncias. Esse é o resumo da coletiva de imprensa dos vereadores de Campinas que fazem parte de uma comissão de representação e que estiveram reunidos com secretários municipais para discutirem e cobrarem uma resposta rápida diante do sucateamento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no município.

Atualmente, com 1,2 milhões de habitantes, Campinas dispõe de cinco viaturas, sendo três UTIs e duas de suporte básico. As demais, cerca de 25, ou se tornaram sucatas ou estão paradas por falta de manutenção.O contrato de manutenção, aliás, venceu em outubro passado e desde então, as viaturas que poderiam ser usadas para salvar vidas, estão encostadas. O presidente da comissão, vereador Luiz Carlos Cirilo (PSDB), comentou que, em reunião com o alto escalão da prefeitura, obteve a resposta que medidas serão tomadas.

Além das viaturas paradas, há três anos existem oito motolâncias que nem usadas foram. Um concurso já foi feito para que profissionais habilitados com CNH para moto pudessem executar o serviço mas até agora, ninguém foi chamado.

Segundo o relator da comissão, vereador Zé Carlos (PSB) depois da cobrança, a prefeitura disse que vai convocar os profissionais.

Luiz Cirilo disse ainda que a comissão pretende se reunir com representantes do Ministério da Saúde para pedir a compra de 15 ambulâncias. Ele porém, comentou que vai solicitar não a verba para que o município compre mas a viatura já equipada.

De acordo com informações da assessoria de imprensa do Ministério da Saúde não há uma recomendação por parte do órgão da quantidade necessária de viaturas do Samu por habitantes.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.