Ouça ao vivo

Com participação do Consórcio PCJ, Fórum Mundial da Água chega ao Brasil

Valéria Hein

Com a participação dos representantes do Consórcio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, a oitava edição do Fórum Mundial da Água começa nesta segunda-feira, em Brasília. Pela primeira vez, o mais importante encontro para discutir o uso dos recursos hídricos no planeta acontece no Hemisfério Sul. Cerca de 40 mil pessoas são esperadas na capital federal até o dia 23 de março. Dez chefes de estado confirmaram participação no evento, bem como representantes de 150 países do mundo.

O tema do encontro, no Brasil, será “Compartilhando Água”. O objetivo, segundo os organizadores, é estabelecer compromissos políticos relacionados aos recursos hídricos e incentivar o uso racional, a conservação, a proteção, o planejamento e a gestão da água em todos os setores da sociedade. Para o Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahoz, a região de Campinas passa por um período importante de reestruturação depois da crise hídrica que assolou o sudeste brasileiro. Ele afirma que é necessário que as autoridades brasileiras tenham conhecimentos sobre as tecnologias do setor que são usadas em diversas partes do mundo.

O 1º Fórum Mundial da Água aconteceu em 1997, em Marrakesh, no Marrocos. A partir de então, ele acontece a cada três anos em um país diferente. O evento passou pela Holanda, Japão, México, Turquia, França e Coréia do Sul antes de chegar ao Brasil. O Fórum Mundial da Água terá cobertura da CBN Campinas, que transmitirá sua programação direto de Brasília, a partir desta segunda-feira.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.