Ouça ao vivo

Conselho realiza ato em CS Taquaral diante da falta de remédios, insumos e profissionais

O Conselho Distrital de Saúde Leste realizou uma mobilização no CS Taquaral para expor aos usuários problemas na área. Na ocasião, os conselheiros aproveitaram para traçar reivindicações feitas à prefeitura. Entre elas, melhorias no Centro de Saúde, que segundo a entidade sofre com falta de remédios, insumos e profissionais.

Também pedem uma Unidade de Pronto Atendimento. A região atende uma região de 55 mil moradores e que traça o cenário é a conselheira Jacqueline Freitas.

Uma lista apresentada pelo Conselho neste dia 13 de março, apontava a falta de cerca de 70 medicamentos e de insumos básicos como agulha, seringa, luvas e matérias de coleta de exames, por exemplo. Outro pedido apresentado foi de um CS para o Jardim Miriam.

Em nota, a prefeitura pontuou:

Sobre o CS Taquaral disse que foi reformado em 2016, que está em estudo a realização de um concurso público, que inclui cargos para a Saúde, além de avaliar a possibilidade de convocação de profissionais dos concursos em vigência.

Em relação a falta de insumos, informou que a Secretaria da Saúde está fazendo as adequações necessárias para solucionar o problema. Sobre os medicamentos, explicou que dos 164 remédios padronizados pelo Ministério da Saúde, 21 estão em falta na rede e que a Pasta está providenciando a reposição de todos. O problema ocorre por vários fatores como falta de fornecedor e de matéria-prima.

Já sobre o atendimento de urgência, citou que atendimento ocorre no PA São José, no Mário Gatti e que ainda este ano o atendimento será ampliado com a abertura do PA Sul-Leste.

Não houve reposta sobre a solicitação da demanda do Jardim Miriam.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.