Ouça ao vivo

O tomate é fruta

Você sabia que o tomate é fruta? Não só o tomate, como a berinjela, a abobrinha, o pepino, o pimentão e outros alimentos que nós chamamos de legumes também são frutas. Para a ciência que estuda os vegetais, a Botânica, o fruto é tudo o que nasce do ovário das plantas, a parte onde ficam as sementes. Nós temos por costume achar que frutas são doces e legumes salgados, mas isso não está correto!

Além das frutas que se passam por legumes, também estamos errados sobre a verdadeira identidade de diversas frutas. Você sabia que a fruta, ou melhor o fruto, é a castanha e não o caju? Da mesma forma que aqueles pontinhos pretos são os frutos do morango. O caju e o morango são pseudofrutos, ou falsos frutos, pois são partes suculentas das plantas e não se desenvolveram do ovário. Essa mesma regra vale para o abacaxi, o figo, a pera e a maçã. Como dizia o velho comercial… parece mas não é.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.