Ouça ao vivo

Ouro Verde confirma morte, mas descarta KPC como causa

Foto: Valéria Hein

Um dos pacientes do Hospital Ouro Verde com a KPC teve morte confirmada nesta segunda-feira pela direção da unidade. Mas o interventor da instituição e presidente do Hospital Mário Gatti, Marcos Pimenta, nega que a causa tenha sido a superbactéria.

Como nem todos os casos confirmados se tornam infecções, ele explica que o idoso morreu por um quadro de insuficiência cardíaca. Com isso, são 10 pessoas com a KPC no Ouro Verde. Entre elas, quatro crianças. Todas permanecem internadas e estão estáveis.

Pelo menos sete pacientes estão em isolamento, procedimento que é considerado padrão em situações como essa. A confirmação dos casos aconteceu no último dia 16. Desde então, várias medidas de controle e limpeza foram adotadas.

Além de aumentar o rigor da higiene entre o corpo médico, as visitas também foram impedidas para evitar novos infectados. Apesar disso, não foi preciso interditar uma ala ou área inteira e o hospital continua atendendo a população normalmente.

No dia 14 de março, o Hospital Municipal Waldemar Tebaldi, em Americana, confirmou três casos da superbactéria KPC. No dia 16, segundo a prefeitura da cidade, dois pacientes receberam alta e um terceiro seria transferido da UTI para uma ala.

A bactéria é um micro-organismo que passou por mutações genéticas em ambiente hospitalar e que é resistente a antibióticos. O contágio acontece por contato, mas não socialmente. No caso de pacientes acamados, a chance de contaminação é maior.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.