Ouça ao vivo

Professora da PUC lança livro sobre Fake News nas redes sociais

O Fake News se tornou um dos assuntos mais comentados do momento após a vereadora assassinada, Marielle Franco, ter sido alvo de informações falsas sobre seu envolvimento com o crime organizado no Rio de Janeiro. A era das notícias falsas que são reproduzidas sem a checagem dos fatos é o tema de um livro que será lançado pela professora da PUC de São Paulo e Jornalista, Pollyana Ferrari.

Outro assunto que chamou a atenção foi a denúncia de que uma empresa de consultoria manipulou informações  de mais de 50 milhões de usuários na rede social nos Estados Unidos para favorecer a eleição de Trump. COMO SAIR DAS BOLHAS é o nome da obra, que, de acordo com Pollyana, busca orientar o internauta a evitar se mover pelo fanatismo ou pela paixão e a emoção do momento e checar os fatos antes de compartilhar.

Esse é um cuidado com o qual o empresário, Volnei Mariano, afirma ter. Já William Tino conta ter caído nessa armadilha só uma vez e depois passou a ter mais cuidado. O estudante Tiago Moraes lembra que no caso da Marielle, ele chegou a ver várias postagens que prejudicavam a imagem da vereadora, mas teve o cuidado de checar. O lançamento do livro Como sair das bolhas vai ser às 7 da noite, após um debate sobre o tema, às 17h30, no dia 18 abril, na livraria Cultura do Conjunto Nacional em São Paulo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.