Ouça ao vivo

Índice de Intenção de Consumo das Famílias cresce pelo nono mês consecutivo

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias registrou alta de 0,9% em março comparado ao mês anterior, chegando aos 95,1 pontos. Essa foi a nona variação positiva consecutiva e a maior pontuação desde abril de 2015. Na comparação anual, o crescimento foi de 20,8%, quando o indicador atingiu os 78,7 pontos.

O índice é apurado mensalmente pela Fecomercio na capital paulista e varia de zero a 200 pontos, sendo que abaixo de 100 pontos significa insatisfação e acima de 100, satisfação em relação às condições de consumo Quatro dos sete itens analisados apresentaram crescimento em março.

Entre os destaques positivos está o acesso ao crédito, que passou dos 90,9 pontos em fevereiro para 94,6 pontos em março.  Outro destaque foi o indicador momento para duráveis, que registrou elevação mensal de 2,7% e atingiu 76,6 pontos, mais alto patamar desde abril de 2015. De acordo com a presidente do Sindivarejista de Campinas, Sanae Murayama Saito, o índice também é medido na cidade e, assim como na capital, está em franco crescimento. Ela afirma que no último levantamento o índice de intenção de consumo em Campinas apresentou alta de 5,6%.

Somente dois itens registraram queda. A maior variação negativa foi do nível de consumo atual de -2,1% e registrou 62,5 pontos, o item com a mais baixa avaliação no mês. A Perspectiva de consumo apontou leve recuo de 0,9% e apontou 95,6 pontos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.