Ouça ao vivo

Bruschetta

Hoje vou falar sobre o mais famoso antepasto… a Bruschetta. Tão antiga quanto Roma, a Bruschetta é uma das primeiras receitas italianas. O nome Bruschetta vem das regiões do Lazio e de Abruzzo, da palavra bruciato que significa queimado.

As bruschetta nasceu do hábito de reaproveitar o pão que, por conta do tempo, tratava de endurecer. Ao ser tostado, temperado e regado com uma porção generosa de azeite, o pão ganhava nova vida e um novo sabor. Cada região da Itália tem uma receita diferente para o antepasto. Tanto os pães, quanto os ingredientes usados na cobertura das Bruschettas mudam conforme a região. Isso gerou uma vasta gama de receitas quentes e frias. Vou encerrar o programa de hoje com uma curiosidade. Embora seja a receita mais famosa, a Bruschetta al pomodoro (Bruschetta de Tomate) não é a receita original, pois o tomate só chegou na Itália no século XVI. Apesar de ser um dos principais ingredientes da gastronomia italiana, o tomate nasceu no nosso continente.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.