Ouça ao vivo

Campinas faz pagamento do Ficc após mais de dois anos

arquivo/CBN Campinas

A Secretaria de Cultura de Campinas vai pagar as verbas do Fundo de Investimentos Culturais a 76 projetos contemplados pelo edital de 2015 e 2016 após dois anos e dois meses. O atraso foi atribuído à crise financeira no País.

A informação foi confirmada pelo titular da Pasta, Ney Carrasco. Ele explica que não foi possível arcar com os compromissos no período devido à série de atrasos no depósito feito pelo Tesouro Nacional. Agora, garante as transferências.

O total a ser repassado a partir de agora aos artistas da cidade é de R$ 1,899 milhão. O Ficc é o único edital público de seleção para financiamento de projetos, mas não era pago desde fevereiro de 2016.

No ano passado, foi aberto um inquérito civil pelo Ministério Público para apurar a falta do pagamento. Questionado sobre isso, Carrasco diz ver o processo com naturalidade e alega que mantém contato frequente com o MP.

Os projetos estão distribuídos em 13 áreas diferentes. Entre elas, artesanato, artes cênicas, fotografia, literatura, dança e música. O dinheiro deve ser usado em gravações de CD, publicações de livros e montagem de espetáculos.

O repasse já começou a ser feito. Mas, como algumas contas estão inativas, o secretário pede para que os contemplados procurem a Prefeitura. A expectativa agora é que o problema não volte a acontecer, já que um novo edital será aberto.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.