Ouça ao vivo

Campinas participa de campanha nacional de vacinação contra a gripe

No outono e inverno é esperado que o vírus influenza, causador da gripe, comece a circular com mais intensidade. Andrea Von Zubem, diretora da vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, explica que a preocupação com a chegada dos dias mais frios já motivou a adesão do município à campanha nacional de vacinação.

Além do tipo H1N1, alguns estados já registraram a infecção pelo H3N2, que já infectou mais de 47 mil pessoas no último surto da doença nos Estados Unidos, causando mortes, principalmente de crianças e idosos. No Brasil, segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, 13 estados brasileiros já registraram um total de 57 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causado pelo influenza H3N2.

Dez pacientes morreram, sendo três no Estado de São Paulo São Paulo. Andrea Von Zubem afirma que em Campinas dois casos de influenza foram confirmados, sem registro de óbitos. A campanha de vacinação que começa no dia 23 de abril e segue até 1 de junho.

Inclui o dia de mobilização nacional, no sábado, 12 de maio, quando todos os centros de saúde funcionam, das 8h as 17h, além de equipes volantes. A vacina será disponibilizada na rede pública para pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e mulheres que tiveram filhos recentemente  e pessoas que apresentem comorbidades que tenham indicação para a vacina.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.