Ouça ao vivo

Justiça pede reintegração de posse de fazenda ocupada em Valinhos

Valéria Hein

A reintegração de posse de uma fazenda ocupada pelo MST em Valinhos foi determinada pela Justiça da 1ª Vara da cidade. A ação foi movida pela Fazenda Eldorado Empreendimentos Imobiliários Ltda., propriedade particular que fica no km 7 da Estrada do Jequitibá.

De acordo com a liminar, concedida pela juíza Bianca Vasconcelos Coatti, a proprietária alugou um pasto na fazenda para a criação de bovinos para corte e tem a intenção de construir um condomínio no espaço. Uma argumentação frágil na opinião de um representante da coordenação do MST, que pediu para não se identificado.

Os representantes da ocupação alegam que a área de 400 hectares é improdutiva desde 2009, situação atestada em laudo pelo Incra e é a terceira vez que é alvo de ocupação. A Justiça aponta que a ocupação poderá gerar sérios prejuízos aos proprietários e à coletividade e solicita reforço policial para cumprimento da reintegração de posse.

Os representantes da ocupação informaram que ainda não foram notificados da decisão da Justiça e souberam através  da Imprensa. A Liminar não inclui uma data para o cumprimento da decisão e concede um prazo de 15 dias para os réus apresentarem contestação.

São cerca de 700 famílias, segundo os representantes da ocupação. Já a Guarda Municipal, calcula cerca de 400 pessoas. A ocupação foi batizada de “Marielle Vive”, em memória da vereadora assassinada no Rio de Janeiro e os integrantes do movimento usam faixas que pedem a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.