Ouça ao vivo

Mercadão completa 110 anos cheio de gente e história

O aniversário de 110 anos do Mercado Municipal de Campinas foi celebrado de maneira típica: com muita movimentação e corredores cheios neste 12 de abril. O local atende desde os clientes mais exigentes, em busca de qualidade e preços baixos, até os amigos e saudosistas, que usam o prédio como ponto de encontro.

No caso de Roberto Miller, o motivo da visita era mesmo a saudade. Campineiro, ele mora há 15 anos em Salvador, na Bahia, e estava de passagem. Andando pela região central da cidade, decidiu parar do lado de fora do prédio para ler as informações históricas no painel e lembrou as histórias do avô.

Inaugurado em 1908, o Mercadão é até hoje um dos símbolos de Campinas e foi tombado como patrimônio histórico e cultural do município em janeiro de 1983. Na linha do tempo do edifício, está o uso inicial como armazém de estocagem dos produtos transportados pela ferrovia Funilense. Os trens iam e vinham.

Depois, foi comprado pela Prefeitura e reformado. A obra do arquiteto Ramos de Azevedo deu um novo aspecto ao lugar, que tem 7.720 metros quadrados. Do total, 3.110 metros quadrados são de área construída. Neste espaço, estão os corredores com os 143 boxes que representam boas compras para Dirce Lucas.

Além de grãos, temperos, ervas, frutas e flores, também são vendidos peixes, carnes, verduras e legumes. Mas há ainda lanchonetes, pastelarias e bares. Outra característica marcante é a venda do tradicional fumo de corda, de canivetes de todos os tipos, e ainda sapatos e itens e produtos para pesca.

Essa última especialidade é o que faz de Roberto Germiniani uma das referências do Mercado Municipal. A banca na qual trabalha tem seis décadas. Ele conta que o sentimento é de orgulho, principalmente porque ao longo do tempo não só fez uma clientela fiel, como também acumulou amigos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.