Ouça ao vivo

Oito em cada 10 brasileiros não guardam dinheiro para aposentadoria

80% dos brasileiros não se preparam para aposentadoria, segundo pesquisa do SPC Brasil e CNDL. O número vem em um contexto de uma população em que a expectativa de vida tem aumentado. Janaina Vicentini Campos de 30 anos é uma das que até guarda um dinheiro, mas tem outras prioridades na frente.

Marcela Kawauti que é economista-chefe do SPC Brasil traz umas orientações. Uma delas a de que o dinheiro para o pós aposentadoria fique totalmente reservado só para este momento. Quem conseguir fazer isso, a dica até é procurar alguns fundos de investimentos.

Quem não se preveniu, se arrepende. É o caso de Julio Goulart. Aos 63 anos, ele já é aposentado, mas continua trabalhando.

47% dos entrevistados na pesquisa do SPC disseram a mesma coisa que Julio – não sobrar dinheiro para reservar para aposentadoria. A economista Marcela Kawauti, no entanto, destaca a importância de tentar priorizar isso, mesmo que pouco.

Dados do SPC apontam ainda que quem pensa na aposentadoria começa a fazer isso, por volta dos 28 anos. O ideal já reservar quando entra no mercado de trabalho.

Mesmo com reforma da Previdência e toda discussão em torno do assunto, não se percebe uma maior atenção dos brasileiros em guardar dinheiro, comparando dados históricos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.