Ouça ao vivo

Operação Inverno monitora emissão da fumaça de veículos a diesel

A Operação Inverno 2018 da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Cetesb teve atuação em Campinas, nesta terça-feira, 24 de abril. Na mesma data, outros 21 pontos tiveram a fiscalização no estado de São Paulo.

Na região, foi na Rodovia Anhanguera, monitorando os veículos a diesel para ver se estavam emitindo fumaça preta acima dos padrões legais estabelecidos. Em duas horas de operação, foi registrada a passagem de 428 veículos alvos da ação, sendo que sete apresentaram irregularidades. É utilizada uma escala que tem um degradê de cores da fumaça. As mais claras até nível dois são permitidas, as mais escuras apontam que o veículo está fora dos padrões e vai até o nível cinco. Conforme os veículos passam, os técnicos fazem o comparativo.

Esse período do ano, é escolhido para a fiscalização, diante do tempo seco e os maiores riscos da poluição. Hélio Ungari destaca os impactos dos poluentes na saúde pública.

A fiscalização também tem o objetivo de verificar a situação da frota e comparar com anos anteriores para ver se há redução ou aumento da emissão de gases poluentes. Os motoristas também devem ficar atentos já que o excesso de fumaça preta saindo dos escapamentos é sinal de falta de regulagem do motor, o que faz, inclusive, com que o veículo a diesel consuma mais combustível.

Até agosto, outros quatro mega comandos de fiscalização devem ocorrer no estado. Quem for flagrado circulando com veículo acima dos padrões leva multa de R$ 1542.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.