Ouça ao vivo

Papa nomeia Dom Airton como novo Arcebispo de Mariana

Valéria Hein

O Papa Francisco nomeou Dom Airton José dos Santos como novo arcebispo de Mariana, em Minas Gerais. O Papa aceitou a renúncia do Arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lírio Rocha, porque ele fez 75 anos e nessa idade é protocolo a renúncia. O Vaticano, nesse caso, faz uma análise para saber quem tem o perfil para assumir o posto e o escolhido foi Dom Airton, que até então era Arcebispo Metropolitano de Campinas.

Dom Airton vai continuar em Campinas como administrador apostólico até tomar posse em Mariana, no dia 23 de junho e o cargo fica vago até a nomeação do novo arcebispo que ainda não foi escolhido e não há prazo definido para a escolha. Para administrar a arquidiocese nessa transição, o conselho de consultores vai eleger um administrador diocesano.

A função de Gran Chanceler da PUC, também a cargo até então de Dom Airton, só voltará a ser ocupada quando o novo Arcebispo Metropolitano de Campinas for escolhido e tomar posse. Dom Airton citou como um dos grandes desafios da nova função, a dimensão da arquidiocese que vai assumir, que é a quarta maior do Brasil. Ele citou também o desafio de levar esperança para o povo sofrido da região, que ainda guarda as marcas do desastre de Mariana. Dom Airton permaneceu por 6 anos como arcebispo de Campinas.  Desde de 2012.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.