Ouça ao vivo

Prefeitura de Campinas assina convênio para tratamento de esgoto na área rural

Valéria Hein

A Prefeitura de Campinas assinou um convênio de cooperação técnica com a Embrapa Instrumentação, de São Carlos, com a finalidade de ampliar e fortalecer as ações de transferência de tecnologias sociais destinadas ao saneamento básico rural da região. Essas tecnologias são a fossa séptica biodigestora e o jardim filtrante, sistemas para tratamento do esgoto sanitário e não sanitário. O Secretário do verde, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Rogério Menezes, explica que o objetivo é fornecer tratamento de esgoto na área rural do município, onde cerca de 35% dos 18 mil habitantes não têm saneamento adequado.

No médio prazo, toda região rural de Campinas será atendida, mas a prioridade é contemplar as propriedades rurais situadas na Zona de Proteção e Recuperação de Mananciais, onde estão as captações de água da Sanasa, nas cabeceiras dos Rios Capivari e Atibaia, onde 80% dos moradores não têm saneamento básico adequado. O chefe geral da Embrapa Instrumentação, de São Carlos, João Naime, explica que a parceria prevê a utilização de verbas oriundas das contrapartidas ambientais intermediadas pelo Ministério Público. Inicialmente as áreas rurais que serão favorecidas são Descampado, Pedra Branca, Reforma Agrária e Joaquim Egídio.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Dia do churrasco: veja dicas e cortes mais indicados para um bom resultado

Felipe Rosseli é empresário do ramo de venda de carnes e itens para churrasco há 20 anos. Segundo ele, o mercado está cada vez mais se reinventando. Um exemplo disso é que 70% das vendas do negócio são feitas por aplicativo de celular. Para o empresário, as pessoas estão buscando mais comodidade na hora de planejar acender a churrasqueira

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.