Ouça ao vivo

Região da Ruy Rodriguez se prepara para obras do BRT

As obras para a implantação do BRT em Campinas chegam à Avenida Ruy Rodriguez neste dia 23 e deixam em alerta os pedestres, usuários de ônibus, motoristas e comerciantes. O principal pedido é por sinalização adequada.

Na nova etapa do chamado Lote 4 da construção dos corredores serão necessários bloqueios viários, mudanças nos itinerários do transporte municipal e um desvio por ruas da região. Serão duas frentes de trabalho simultâneo.

Uma delas acontece na altura do Hipermercado Extra Amoreiras, onde será erguida a Estação Santa Lúcia. Nesse trecho, todos os pontos de parada serão desativados e instalados na mesma altura, só que nas marginais da avenida.

Ao todo, serão afetadas 13 linhas, que transportam diariamente 66,3 mil passageiros. Rose Amaral é uma delas. Ela não sabia das mudanças previstas pela Emdec, mas espera que os benefícios futuros compensem o transtorno.

Dono de uma papelaria que fica em frente a um dos pontos, Omair Zassávio reforça o pedido por placas adequadas que informem sobre as alterações e também lembra a necessidade de acessos fáceis para os moradores do entorno.

A outra frente de trabalho na Avenida Ruy Rodriguez será concentrada no cruzamento com a Rua Antônia Ceregatti Albieri, onde será construída uma ponte sobre o Rio Capivari no sentido bairro e a ponte existente será duplicada.

Por esse motivo, a Emdec programou um desvio por uma série de ruas vizinhas. Com isso, quem for para o centro ou para os bairros deverá passar por ao menos seis vias. A rota terá 5 km. Ou seja, 1,5 km a mais que o caminho habitual.

Serão usadas como alternativa as vias Antônia Ceregatti Albieri, Maria Anna Cremasca Levantesi, Amoreiras, João Batista Alves da Silva Telles, Fausto Elisiário Ciribelli, Nelly Bontore e novamente a Avenida Amoreiras.

Ricardo Aparecido dirige pela região do Ouro Verde três vezes por semana. A expectativa dele é que haja muita dificuldade para os motoristas, principalmente no começo da interdição. Por outro lado, cita as melhorias.

A Emdec também vai proibir o estacionamento nas marginais de Ruy Rodriguez. Segundo a assessoria da empresa, não dá pra determinar um prazo para o término das duas intervenções, porque o trecho deve ter outras obras.

Apesar disso, informa que todo o entorno será sinalizado com segurança e acessibilidade e garante que o prazo de entrega de todas as etapas e corredores do sistema BRT está programado para acontecer no primeiro semestre de 2020.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.