Ouça ao vivo

Vazão do Rio Capivari sobe e inunda casas em Monte Mor

O nível da água chegou a quase 30 centímetros de altura em alguns pontos da Travessa José Basílio de Almeida, na Vila Faride Calil, em Monte Mor. A casa de Maria Lúcia Benedito foi invadida depois que a vazão do Rio Capivari subiu de cinco para 53,16 metros cúbicos por segundo nesta segunda-feira.

O motivo foi a chuva forte que atingiu a região de Campinas na noite de domingo e que aumentou a correnteza rio abaixo, invadindo áreas abertas. Algumas ruas dos bairros Jardim Progresso e Capuavinha ficaram em situação semelhante e por isso o pedido da população é pelo desassoreamento do rio.

O problema é antigo e já havia acontecido este ano em janeiro, mas piora quando motoristas não respeitam a sinalização sobre a interdição do trânsito.

Questionado sobre a necessidade de limpeza da calha do rio, o secretário de Defesa Civil de Monte Mor, Murilo Rinaldo, afirma que já existe um projeto. Segundo ele, a Administração Municipal tem contato frequente com o Consórcio das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí para a execução dessa obra.

Ele também justifica que não houve registro de famílias desalojadas e descartou a necessidade de qualquer medida emergencial de remoção de moradores.

Em nota, o Consórcio PCJ informou que auxilia na indicação de fontes de recursos e apoio com consultoria técnica em projetos. Entre eles, está o de desassoreamento. Em fevereiro, foi realizada uma reunião em Monte Mor.

Na ocasião, segundo o comunicado, foi solicitado o apoio da entidade em unir os municípios ao redor da calha do Capivari com o objetivo de buscar soluções conjuntas, medida que o Consórcio alega estar fazendo desde então.

Por fim, afirma que as reuniões do próprio Conselho Fiscal já se configuram como essa integração. Em consulta à equipe técnica, porém, a assessoria disse que até o momento não há nenhum projeto de desassoreamento no Rio Capivari.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.