Campinas teve 268 milímetros a menos de chuva até abril

O volume de chuva em Campinas ficou abaixo do esperado de janeiro a abril. Dos 717 milímetros previstos para esse período, só 448 foram registrados. Choveu 268 milímetros a menos no quadrimestre, o que deixa a cidade com 62% do ideal. A situação serve de alerta diante dos níveis de reserva.

O Sistema Cantareira, por exemplo, está atualmente com 50,5% da capacidade. No ano passado, nessa mesma época do ano, chegava à casa dos 65%. A gerente técnica do Consórcio das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, Andrea Borges, diz que o estado é de atenção e deve se manter.

Apesar disso, não vê necessidade de ser alarmista, já que entende que a nova outorga que passou a valer em maio do ano passado garante uma boa vazão. Para a região de Campinas, a outorga do Cantareira garante a média de 10 metros cúbicos por segundo. O volume é o dobro do registrado anteriormente.

A concessão vale por 10 anos, até 2027, e impede ainda que a Sabesp retire para a Grande São Paulo o volume fixado anteriormente de 33 metros cúbicos. Pelas novas regras, com o reservatório em 40%, por exemplo, o limite de retirada cai para 31 metros cúbicos por segundo. Já em 20%, vai para 15.

Por outro lado, a gerente técnica do Consórcio PCJ lembra que o ideal seria que as chuvas ocasionais ocorressem na região das represas do Cantareira. O problema é que o período de estiagem já começou e se estende até meados do segundo semestre. Por isso espera que a próxima época de chuvas seja positiva.

O último verão teve chuva abaixo do esperado na região. Foram 526 milímetros do início de dezembro até 20 de março, segundo o Cepagri da Unicamp. A média histórica para o período é de 688 milímetros. O verão mais crítico foi entre 2014 e 2015, em plena crise hídrica, quando choveu 280 milímetros.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Blitz com bafômetros faz 276 testes na Rodovia Heitor Penteado, em Campinas

Legislação poderia evitar fraudes envolvendo combustíveis, afirma promotor do Ministério Público

Servidor de Pinhalzinho é investigado por furto de pneus do pátio municipal

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.