Ouça ao vivo

Mesmo com contratações, cenário industrial para 2015 é pessimista

O ano de 2015 começou com 1900 contratações no setor industrial da região, segundo levantamento do Ciesp Campinas. O saldo positivo, no entanto, é apenas sazonal. A expectativa é ruim para este ano. Algumas variáveis contribuem para as previsões pessimistas. 60% dos industriais tiveram queda nas vendas. Isso refletiu no que foi produzido – 60,7% não aumentaram a produção em janeiro.

As indústrias foram impactadas pelos custos de matéria-prima que aumentaram para 85% dos empresários. Os preços da energia, água e transporte também foram maiores para 88%.

O diretor do Ciesp Campinas, José Nunes Filho, destaca que neste ano são sentidos os impactos das eleições do ano passado. Ele prevê contingenciamento de água e energia, inflação e consequentemente, o desemprego.

2015, para Nunes Filho será pior que o ano passando, quando o saldo dos 12 meses, em relação a emprego, foi de 3150 demissões.

No Comércio Exterior, a análise do Ciesp Campinas reforça a perda de competitividade, com custos, tributos e câmbio. O reflexo foi de queda 14% queda nas exportações e com mercado encolhido, também houve retração de 16% nas importações.

O índice confiança do empresariado no estado de São Paulo caiu para 37 pontos, sendo que a queda já acontece há 16 meses.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.