Ouça ao vivo

Piracicaba terá “mosquito falso” para ajudar no combate a dengue

A soltura de mosquitos transgênicos da dengue é uma das apostas da secretaria municipal de saúde de Piracicaba para combater a doença, que já registrou 42 casos só neste ano no município. Os insetos são produzidos em laboratório por uma empresa inglesa com filial no Brasil e que torna o macho da espécie mutável, para que quando a fêmea for fecundada ela se torne estéril, como explica o gerente do projeto Aedes do Bem, Guilherme Trivelatto.

No Brasil, o projeto já foi testado nas cidades de Juazeiro e Jacobina no estado da Bahia e também no panamá, com resultados positivos. Segundo Guilherme Trivellato o número de ovos nas armadilhas foi reduzido em 90% e por um período que também se mostrou satisfatório.

Como se trata de um projeto novo, a empresa responsável disponibiliza para a população que tiver dúvidas de como a soltura de novos mosquitos pode acarretar a diminuição de infectados pelo site oxitec.com.br. Em Piracicaba serão liberados de 100 a 200 mosquitos por semana, por habitante.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.