Ouça ao vivo

2ª seccional de Campinas completa 1 ano sem delegacias prometidas

A segunda delegacia Seccional de Campinas completou um ano de atividade, mas os serviços prometidos pelo governo do estado ainda não saíram do papel. O amplo imóvel alugado no Jardim Londres, deveria abrigar as novas delegacias de defesa da mulher, de investigações gerais e de investigação sobre entorpecentes. Além disso, o sindicato que representa os policiais em Campinas informou que a unidade funciona com um déficit de cerca de 120 profissionais, o que acaba limitando os serviços de investigação. A seccional foi inaugurada em fevereiro do ano passado, após o estado alugar o imóvel por três anos, ao custo de R$ 60 mil por mês. De acordo com o presidente do sindicato dos policiais de Campinas, Aparecido Lima de Carvalho, a delegacia hoje se tornou apenas um plantão policial com uma central de flagrantes. Segundo ele, atuando desse modo, as investigações são prejudicadas.

Os moradores da região de cobertura da segunda seccional afirmam que é importante que a unidade funcione na área. Mas eles garantem que até agora, a unidade não representou melhora na segurança. É o que disse o engenheiro Heleno Pena Kim, que vê a segunda seccional apenas como um depósito de carros apreendidos. Já a assistente administrativa Ivaneide Vianna acredita que independentemente de qualquer problema, é importante ter uma delegacia próxima.

A assessoria de comunicação do Deinter 2 informou que não é possível falar em número ideal de policiais, conforme aponta o sindicato. O aumento do efetivo depende da contratação pelo Governo do Estado, que por meio da Secretaria de Segurança pública tem se empenhado em aumentar o atual número, mediante a abertura de concursos. A média mensal de registros de ocorrência, no Plantão da 2ª Seccional, desde a sua inauguração, foi de 824 BOs. Nesse mesmo período foram elaborados 802 autos de prisão em flagrante, uma média de 80 flagrantes por mês, ou 2,66 por dia. Sobre a abertura de nova DDM, a comunicação do Deinter 2, depende da chegada de novos policiais. O estado também não descarta a criação de novas unidades da DISE e da DIG na área da 2ª Seccional.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.