Ouça ao vivo

Suspeitas enchem hospitais e Saúde alerta sobre dengue

PS do Celso Pierro ficou lotado (Foto: Leandro Las Casas)

A procura de pacientes com sintomas da dengue em hospitais públicos e privados de Campinas aumentou nos dois primeiros meses de 2015. Somente no Vera Cruz, foram mil e trezentos casos suspeitos da doença, índice 392 por cento superior ao mesmo período do ano passado. Na Casa de Saúde foram 325 registros entre janeiro e o início de março. Do total, 67 confirmados e 258 que ainda aguardam análise.

Já no Celso Pierro da PUC Campinas, o número chegou a 500, sendo 43 em crianças. No local, é comum encontrar as salas de espera lotadas. No pronto-socorro adulto, Fabiana César se preparava para voltar pra casa na Vila Teixeira, mesmo sem o resultado conclusivo do exame. Em meio à situação, as instituições foram alertadas pela Secretaria de Saúde sobre o começo do período mais crítico da doença. Historicamente, o pico das contaminações é registrado entre 15 de março e abril e a intenção da Pasta é de que todas as unidades estejam prontas.

Segundo o secretário Cármino de Souza, os treinamentos serão intensificados para que os diagnósticos sejam feitos rapidamente. Mas além do reforço no atendimento de possíveis casos, a Pasta de Saúde também aposta em ações contra criadouros nas regiões sul e norte, consideradas mais críticas. No ano passado, Campinas teve a maior epidemia de dengue da história. Foram 42,6 mil.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.