Ouça ao vivo

Campinas vai microchipar e castrar cães e gatos

Com custo inicial de 400 mil reais do Fundo do Meio Ambiente, Campinas vai castrar e implantar chips em cães e gatos do município. A estimativa é de que 200 mil animais vivam atualmente na cidade, sendo que pelo menos 10 por cento estão abandonados.

A medida, segundo o prefeito da cidade, Jonas Donizette, serve para evitar o aumento da população nas ruas e evitar o abandono. No caso da castração, por exemplo, o trabalho já começou na Vila Boa Vista e vai priorizar os bairros mais afastados do centro.

Mas além de cães e gatos abandonados, o serviço também pode ser requisitado por donos através de uma unidade móvel. Já no caso da microchipagem, a implantação é indolor e a meta do Executivo é cadastrar anualmente 20 por cento do total de animais. Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Rogério Menezes, os chips, que terão dados e endereço, vão reduzir o índice de abandono.

No caso de cães perdidos, por exemplo, a medida pode facilitar e localização e agilizar a devolução à família. O órgão responsável será o Departamento de Proteção e Bem Estar Animal, que vai realizar o trabalho em parceria com entidades e clínicas veterinárias.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.