Ouça ao vivo

Americana superfaturou merenda em R$ 1,6 mi na gestão de Nadai

A Controladoria Geral da União enviou um relatório para a prefeitura de Americana, que apontou o superfaturamento na compra de produtos alimentícios durante os anos de 2011, 2012 e 2013. O valor superfaturado ultrapassa a marca de R$ 1,6 milhão. Os produtos adquiridos pela administração municipal tinham um custo maior do que o preço oferecido pelo mercado. A Controladoria Geral da União apontou que cerca de 100 itens utilizados na merenda escolar estavam superfaturados. Para se ter uma ideia, o óleo de soja foi adquirido por um valor 106% mais caro, enquanto o achocolatado em pó tinha um superfaturamento de 338%.

Durante o período em que a irregularidade foi constatada pela CGU, o município era administrado pelo então prefeito Diego de Nadai, que foi cassado no ano passado por irregularidades na campanha eleitoral de 2012. Segundo o secretário de negócios jurídicos de Americana, Alex Niuri, o município superfaturava os alimentos, e usava a verba do governo federal destinada a merenda escolar em outros projetos. Ele afirma que a situação é grave, pois se o município não devolver o valor aos cofres públicos, pode ter suspenso o auxílio da União.

A prefeitura de Americana, que passa por uma grave crise financeira, informou que não tem recursos para resolver o problema. O município vai ingressar na justiça para que os responsáveis devolvam o valor superfaturado aos cofres públicos.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.