Ouça ao vivo

Dengue chega a 7.756 casos confirmados em Campinas

Campinas tem 7.756 casos de dengue confirmados, segundo números divulgados pela prefeitura na manhã desta quinta-feira (26/03). Mais de 7 mil ainda estão em investigação.

Houve uma morte confirmada e quatro estão em investigação de moradores da cidade. Outras duas pessoas morreram em Campinas por causa da dengue, mas elas vieram se tratar no município. Eram moradores de Votorantin e Águas de Lindoia. As mortes são computadas nas cidades em que moravam.

O balanço compreende o período de 1° janeiro a 25 de março. O pico da doença, historicamente acontece no mês de abril e essa é uma preocupação da Secretaria de Saúde.

O Coordenador do Programa de Combate à Dengue de Campinas, André Ribas Freitas, não descarta uma epidemia como a do ano passado, quando a cidade teve mais de 42 mil casos da doença.

Se comparar o primeiro bimestre de 2014 com o deste ano, percebe-se que as confirmações de dengue em 2015, no período, mais que dobraram. 1922 no ano passado, contra 4.186. Abril de 2014 veio com pico, quando a cidade totalizou mais de 20 mil confirmações da doença. Nesse ano, o que se percebe é que os números mês a mês são crescentes.

As regiões com mais casos nesse atualmente são a Sul, área do Campo Belo, que teve quase 40% dos casos e a Leste, com 2087 casos confirmados, abrangendo bairros como como Vila Brandina e Taquaral.

No ano passado, as áreas com maior incidência foram Norte e Noroeste. A explicação para mudança das regiões é fato de estar em circulação em Campinas apenas um sorotipo da doença. Quem é picado uma vez, acaba tendo imunidade a este sorotipo.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.