Terceira melhor data para o comércio de Campinas, a páscoa deste ano deverá ter um crescimento mínimo, com aumento nas vendas de até 3%, segundo um levantamento feito pela ACIC. O índice é um reflexo da atual situação econômica do país e os produtos, como os ovos de páscoa, continuam nas prateleiras de lojas e supermercados. Além disso, o preço do produto também aumentou, já que está 12% mais caro do que no ano passado, ou seja, 4,5% acima da inflação do período. De acordo com o economista da ACIC, Laerte Martins, o gasto médio por consumidor em Campinas neste ano deve ser de R$ 133,00, apenas R$ 3 superior ao índice registrado em 2014.
Nas lojas, os produtos se acumulam, mas os proprietários comemoram o fato de haver um pequeno crescimento diante do quadro desfavorável da economia brasileira. A incidência de impostos no valor dos produtos é de 42%, o que obriga os fabricantes a repassarem os ovos de páscoa num valor mais elevado. O proprietário da Mothers Chocolate, Fábio Ruzene, afirmou que este cenário já era esperado e o fato do mercado apresentar um crescimento mínimo é visto como positivo.
Além do período de recessão econômica, o preço dos produtos não animam os consumidores de Campinas. Nas ruas da cidade, a população reclama dos valores elevados, como disse Ângela de Lucca, que ainda procurava pela melhor opção. Neusa da Silva afirma que vai esperar até o último momento para ver se consegue encontrar ovos de páscoa pelo melhor preço.
Além do preço, o consumidor deve ficar atento também às informações sobre os produtos comprados nesta páscoa. O diretor do PROCON de Campinas, Ricardo Chiminazzo, orienta as pessoas a ficarem atentas às informações dos rótulos das embalagens, além da relação peso e preço dos produtos. Um levantamento do PROCON estadual de São Paulo apontou que o preço dos ovos e bolos de Páscoa de uma mesma marca pode variar até 45% entre os estabelecimentos. A coleta foi realizada nos dias 16 e 17 de março e contou com a participação das unidades municipais de Campinas e de Jundiaí.