Ouça ao vivo

Preço do presente no Dia das Mães tem variação superior a 30%

Pesquisa do Procon revela diferenças de até 33% no preço dos presentes para o Dia das Mães . No comércio as lojas estimam vender pouco mais de 2% a mais que no ano passado. Já entre os consumidores a ordem é o consumo consciente para não entrar em dívidas.

A pesquisa de campo foi feita na última semana do mês passado em seis estabelecimentos comerciais e em três lojas virtuais de grandes redes. Entre os produtos pesquisados estão eletro eletrônicos, máquinas de café expresso, secadores de cabelos e aparelhos de telefone celular. A maior diferença constatada nas lojas foi de R$ 400 em um modelo de smartphone. Nas  lojas virtuais, a maior variação foi de R$ 320, para um modelo de tablet.

De acordo com o diretor do Procon de Campinas, Ricardo Chiminazzo, além das diferenças de preços os consumidores devem ficar atentos a uma série de detalhes , principalmente no comércio virtual , pois em muitos casos o valor do frete acaba não compensando. Outro problema está relacionado ao tempo de entrega. Além de apontar as diferenciações de preços , a proposta da pesquisa é também orientar o consumidor a optar pelo consumo consciente afim de evitar o endividamento pessoal.

A pesquisa do Orgãod e Defesa do Consumidor de Campinas pode ser conferida no site www.procon.campinas.org.br. A estudante Fabiana Medina já pesquisou, porém ainda não comprou o presente para o dia das mães. Para para fugir do endividamento, a intenção é dividir o valor com os irmãos.

Historicamente o Dia das Mães é considerado a segunda melhor data comemorativa para o comércio varejista mas segundo a gerente de uma loja especializada em roupas femininas , Suely Eberlim, apesar da expectativa otimista a realidade é outra. Segundo o economista da Associação Comercial e Industrial de Campinas, Laerte Martins , o volume de  vendas deverá  ficar entre 2,5% e 3% maior que do que no ano passado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.