Ouça ao vivo

HC da Unicamp suspende internações na UTI infantil

O HC da Unicamp suspendeu temporariamente por 72 horas as internações de crianças com quadros respiratórios graves por causa da superlotação da UTI pediátrica e também da enfermaria. A medida foi tomada nesta quarta-feira. Com capacidade de 10 leitos, atualmente a unidade tem registrada a internação de 21 pacientes nessa situação. Neste período do ano, é comum o aumento de casos de bronqueolite, uma doença respiratória que pode agravar principalmente a saúde de bebês com menos de um ano de idade. A direção do Pronto Socorro Infantil informou que as equipes médicas, de enfermagem e de fisioterapia estão sobrecarregadas e que caso novas internações aconteçam, poderão prejudicar a qualidade do atendimento.

Pacientes com doenças respiratórias têm o quadro agravado durante o período mais seco do ano e normalmente necessitam de equipamentos para suporte terapêutico, sendo o principal o ventilador mecânico. A partir de março, é comum haver um aumento de até 30% na busca por atendimento em virtude da doença, mas neste ano, o índice cresceu 100%, o que impossibilita novas internações. O paciente que procurar o atendimento durante este período receberá assistência médica, mas a chefe da unidade pediátrica do HC, Antônia Teresinha Tresoldi, afirma que a qualidade do serviço será prejudicada por causa da superlotação. Ela ainda faz um alerta à população para que não procurem a unidade durante este período de suspensão das internações. O coordenador da emergência pediátrica do HC da Unicamp, Marcelo Reis, disse que desde que foi inaugurado há 30 anos, o Hospital das Clínicas nunca passou por esse problema de superlotação. Ele afirma que a medida foi tomada numa tentativa de normalizar a situação e garantir o atendimento adequado para as crianças que estão internadas na unidade.

O HC informou que está empenhado em normalizar o atendimento na UTI infantil o mais rápido possível. A secretaria de saúde de Campinas informou que todos os serviços do município vão manter as portas abertas e a coordenadoria de Urgência e Emergência está monitorando a situação.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Grupo Dia fecha 22 lojas em Campinas

Em Campinas, 22 lojas da rede de supermercados Dia irão encerrar as atividades. De acordo com levantamento realizado pela CBN Campinas, há 37 unidades no município. A decisão da empresa está inserida em um plano de ajuste de lojas no país para buscar a estabilidade da estrutura, após persistentes resultados negativos.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.