Ouça ao vivo

Dengue: Primeiros ovos do mosquito transgênico surgem em Piracicaba

Em 20 dias da soltura dos mosquitos transgênicos em Piracicaba, com objetivo de reduzir os casos de dengue no bairro Cecap, o que mais chama atenção é a quantidade de insetos. A prefeitura informou que ainda não há um balanço da efetividade da medida, já que é necessário mais tempo para esta avaliação. O que foi passado pela assessoria de imprensa é que já surgiram os primeiros ovos do Aedes do Bem, como ficaram conhecidos esses mosquitos machos, geneticamente modificados.

Eles não picam e ao cruzar com as fêmeas geram uma prole que morre antes da idade reprodutiva. Valquiria Cazéli trabalha em uma loja de materiais de construção no Cecap e conta que muitos clientes se espantam com os insetos.

Apesar de causar estranheza nos clientes, na loja em que Valquiria trabalha não se usa inseticida. Ela acredita na efetividade da medida, que custou a prefeitura R$ 150 mil. Rosângela Pazeli também trabalha no bairro Cecap e na loja de roupas não é diferente. Tem muito mosquito. Quando um cliente tenta matar, ela não deixa, não.

Rosângela comenta o impacto da dengue no setor de saúde. E conta que já ouve falar menos da doença no local. A soltura de mosquitos transgênicos começou no dia 30 abril. Em um único dia chegam a ser liberados cem mil insetos. Ação é um projeto experimental, de parceria entre a prefeitura e a Oxitec. Ainda não há liberação da Anvisa e o Ministério Público já chegou a questionar a segurança da medida.

As partes envolvidas garantem que é seguro e citam exemplos no exterior e cidades da Bahia, onde segundo eles, houve redução dos ovos da dengue, passando dos 90%.

Piracicaba é primeira cidade do estado de São Paulo com a medida. O bairro Cecap foi escolhido por concentrar o maior número de casos de dengue do município.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.