Ouça ao vivo

Lei garante conselho tutelar para a região norte

Campinas terá cinco conselhos tutelares a partir de 2016 depois da lei sancionada nesta terça-feira pelo prefeito Jonas Donizette. A medida abre 25 novas vagas para atuação na área, sendo que 5 são para conselheiros. Atualmente, são 20 membros no município distribuídos em 4 conselhos e o acompanhamento de menores dos bairros da região norte, como São Marcos e Vila Boa Vista, é dividido entre as regiões leste e noroeste.

Segundo Jonas, a nova regulamentação foi necessária porque o último conselho foi criado em 2009 e o número de trabalhadores é insuficiente para atender as crianças e os adolescentes de todo o município. Os novos conselheiros tomarão posse em janeiro de 2016 depois da eleição em outubro que vai escolher todos os membros municipais. Antes disso, porém, os interessados devem se inscrever e passar por provas.

Depois de todos os processos, a intenção do Executivo, segundo a secretária de Cidadania, Assistência e Inclusão Social de Campinas, Janete Valente, é buscar que todos os conselhos tenham sede própria. Ela ressalta que os interessados nas vagas de conselheiros devem ter conhecimento e experiência no trabalho com crianças e adolescentes. As inscrições devem ser feitas até o dia 8 de junho no site da Prefeitura. As eleições de conselheiros tutelares serão realizadas de forma simultânea em todas as cidades do Brasil e serão decididas pelas próprias comunidades envolvidas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.