Ouça ao vivo

Infestação de gafanhoto surpreende moradores de bairros de Campinas

Infestação de insetos em bairros de Campinas chama atenção de moradores. Para alguns é gafanhoto, para outros Louva Deus e há até quem ache que são grilos. O fato é que pelo menos nos bairros São Bernardo, Jardim Aurélia, Pacaembu, Proença, Centro e na região do Ouro Verde eles estão sendo vistos: nas paredes, em árvores, em cima de veículos e voando atraídos pela luz. Os insetos são de coloração verde ou marrom.

Márcio Luís Giomo é um dos moradores que viu vários deles na tenda do estacionamento do prédio onde mora, no São Bernardo. Fábio Miranda mora na região do Ouro Verde e viu os insetos no condomínio que mora e numa igreja perto do local. Miranda foi a um mercado perto do estádio do Guarani se surpreendeu com a quantidade dos insetos.

O biólogo Ovando Provatti, que é da Vigilância em Saúde foi procurado para esclarecer essa tal “nuvem de gafanhotos” em pontos de Campinas. Ele chegou a ir a um local no Jardim Aurélia e disse que o que mais foi encontrado foram gafanhotos marrons e verdes.

O que poderia ter atraído esses insetos é a atividade agrícola em cidades do entorno como Americana e Santa bárbara. Eles poderiam ter vido pra Campinas, diante de período que é marcado pelas queimadas, em busca de alimentos. Outro fator que contribui para os gafanhotos na cidade, ainda segundo o biólogo, é a urbanização que diminui o número dos principais predadores do inseto: os pássaros.

Os gafanhotos não representam riscos a saúde pública, o principal prejuízo é relacionado ao cultivo de plantas e grãos.

 

(Foto: Fábio Miranda/Ouvinte)

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.