Ouça ao vivo

Debate sobre ideologia de gênero reúne 200 pessoas na Câmara de Campinas

Pelo menos 200 pessoas participaram de um debate na Câmara de Campinas sobre a emenda proposta pelo vereador Campos Filho, do DEM, que prevê a proibição de qualquer discussão sobre gênero nas escolas. Durante a sessão desta quarta-feira, grupos favoráveis e contrários à proposta dividiram o espaço do plenário da casa, com cartazes e gritando palavras de ordem. Mesmo negando que a emenda tenha fundamento religioso, os vereadores que apoiam a proposta utilizaram em seus discursos exatamente este conceito para definir a família, que estabelece a união apenas entre homens e mulheres. O vereador Paulo Bufalo, do Psol, criticou o posicionamento dos parlamentares, que teriam ferido o princípio do estado laico, previsto na Constituição Federal. O autor da proposta, o vereador Campos Filho, afirma que as discussões sobre a identidade de gênero não são baseadas no principio religioso e sim na antropologia. Segundo ele, a medida proposta na casa prevê a preservação da instituição da família.

As críticas e o apoio à proposta que impede a discussão de gênero nas escolas de Campinas, acompanharam a sessão. A integrante do coletivo LGBT Cores, Débora Franco Lima, criticou o posicionamento dos vereadores favoráveis à emenda, que, segundo ela, legislam em nome de igrejas. Já Vanderlei Luis Sartori apoia a proposta e afirma que a identidade de gênero deveria ser discutida entre a família e não no ambiente escolar.

A Câmara de Campinas vai realizar uma audiência pública nos próximos dias para continuar com o debate sobre a questão. Depois, a emenda vai ser levada à Comissão de Constituição e Legalidade da Câmara, e se aprovada, seguirá para votação.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.