Ouça ao vivo

Especialista dá dicas sobre como agir no caso de estar desempregado

O número de trabalhadores desempregados na cidade de Campinas cresceu 67% no primeiro quadrimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Associação Comercial e Industrial de Campinas, a Acic. Até o final de abril, mais de 47 mil pessoas encontravam-se desempregadas na cidade.

O Psicólogo e Professor de Gestão de Pessoas da Universidade Mackenzie, Marcelo Alves Dos Santos, comenta sobre os possíveis efeitos que o desemprego pode trazer na vida de uma pessoa. “Afeta auto-estima da pessoa demitida, podendo levar até a algumas doenças como depressão e outras coisas”.

Segundo o Professor, em tempos normais, o período médio para recolocação varia de três a oito meses. “Mas no cenário atual isso pode aumentar, pois não é apenas uma empresa que esta em condições de recessão, são praticamente todas” afirma.

Períodos de desemprego podem trazer problemas para um grupo familiar, pois caso a família não conte com reserva financeira, poderá vir a ter problemas, e ter de cortar gastos importantes.

Santos finaliza dando algumas dicas para evitar longos períodos desempregado. “Recomendamos que a pessoa tenha a preocupação em manter uma empregabilidade. No período que a pessoa está empregada, é importante que ela vise fazer cursos e especializações até pra se manter no emprego. Além disso, é importante manter sempre ativa uma rede de relacionamentos promissora, o chamado Network”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.