Ouça ao vivo

Indústria regional tem o pior mês de maio da década

Dados apresentados pela Fiesp e o Ciesp nesta quinta-feira,18, revelam que a região de Campinas avaliada (formada por 19 municípios) apresentou o pior resultado negativo no mês de maio passado dos últimos dez anos com relação ao nível de emprego industrial.

A queda foi de 1,04%, o que significou uma baixa de aproximadamente 1850 postos de trabalho. A segunda pior queda havia sido em 2006, com um saldo negativo de 0,56%. Para o pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura da Unicamp Guilherme Mello a indústria é o setor mais afetado com a situação econômica do país.

Analisando apenas 2015, o acumulado é positivo em 0,49%, significando uma geração de 850 vagas de emprego. Dos 22 segmentos analisados, apenas nove registraram alta no nível de emprego industrial. Confecção de artigos do vestuário e acessórios (6,43%) e Máquinas e Equipamentos (5,08%) foram os que mais se destacaram positivamente.

Já se comparados os meses de maio dos dois últimos anos o cenário é pessimista. Enquanto a queda em 2014 foi de 0,22%, no mês passado ficou em 1,04%. Para o pesquisador, a retração no setor industrial deve se estender pelo menos, até 2016.

Em doze meses a região de Campinas perdeu cerca de 3200 vagas de empregos na indústria.

O índice do nível de emprego industrial na Diretoria Regional do CIESP em Campinas foi influenciado pelas variações negativas dos setores de  Equipamentos de Informática, Produtos Eletrônicos e Ópticos (-9,07%); Máquinas e Equipamentos (-1,39%); Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos (-1,92%) e Produtos Têxteis (-1,44%), que foram os setores que mais influenciaram o cálculo do índice total da região.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.