Ouça ao vivo

IDH: Secretário destaca demandas de segurança e trabalho na região

O Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, participou do lançamento em Campinas do Atlas com Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDHM). O material foi desenvolvido em parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ipea.

A Região Metropolitana de Campinas aparece no levantamento, com IDH acima de 0,7, sendo o 2° maior do país, atrás apenas de São Paulo. Entre 2000 e 2010, o índice da região cresceu 11,5%, impulsionado principalmente pela Educação.

O Atlas considera mais de 200 indicadores e da região específica de Campinas, o Secretário do Estado, Floriano Pesaro, destaca fatores das cidades que compõe. As maiores têm como principal demanda questões urbanas, de direitos e de segurança. Municípios menores ainda carecem de geração de renda.

Com as constatações, a Secretaria de Desenvolvimento do Estado destaca que será possível desenvolver ações mais customizadas diante da demanda, com precisão nos gastos em cada área que mais precisar do investimento.

Além da Educação, a longevidade também foi um fator que se destacou na região metropolitana de Campinas. Uma maior expectativa de vida e como consequência, a necessidade de ações nesse sentido, o que foi destacado no evento pelo Governo do Estado.

Em Campinas, o lançamento do Atlas com os índices de 20 regiões metropolitanas do país, aconteceu na sede do Ciesp, na tarde desta quarta-feira (01/07).

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.