Ouça ao vivo

Dia de luz, festa de sol e o barquinho a deslizar …

 

Nos  anos 50 a temática do pessimismo tendo como referencia o desencanto com o mundo, das paixões  sofridas   num  ambiente boêmio de fim de noite era a  marca do estilo  musical predominante na época, o   samba canção.  Porém essa visão de mundo não encontrava  ressonância com o público mais jovem do final daquela década  e inicio  dos anos 60, pois afinal,  o sol já brilhava forte, e o flerte sem compromisso anunciava a bossa nova e um dos responsáveis por essa mudança foi Roberto Menescal.

 

 

 

A música buscava  uma temática mais ensolarada

 

O desejo de fazer uma música nova, e ainda tendo o Rio da Janeiro como cenário inspirador,  levou um grupo da amigos a criar um estilo próprio e entre eles estava  o violonista  e compositor  Roberto Menescal . Em 1958 eles foram convidados para uma participação no show da cantora Sylvia Telles o que historicamente ficou conhecido como a primeira apresentação do grupo intitulado  naquela noite,  com o nome de bossa nova.

 

Show com a cantora Sylvia Telles início da Bossa Nova

 

Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli praticamente edificaram   o imaginário coletivo através de composições que se transformaram em verdadeiros hinos da bossa nova. Através de uma visão positiva em relação a vida na temática : praia, mar e mulher bonita tudo num mítico dia de sol. Longe de ser um sonho idealizado essa situação era  uma realidade que todos  eles viviam quase que diariamente.

 

Ronaldo Bôscoli e Roberto Menescal mais de 300 canções

 

O grupo da bossa nova também era formado por  Carlos Lyra,  Chico Feitosa , Luiz Carlos Vinhas entre outros.   As reuniões aconteciam  no lendário apartamento dos pais de  Nara Leão na zona sul carioca.  No inicio da década de 60  a qualidade das  músicas que a dupla Menescal a Boscoli lançou contribui para a bossa nova deixar de ser apenas um grupo e se tona-se  um movimento artístico

 

Apartamento de Nara Leão reuniões da Bossa Nova

 

Avesso as badalações Roberto Menescal não quis seguir uma carreia internacional como vários  de seus colegas .  Com o  seu  conjunto Roberto Menescal também se dedicou a bossa nova instrumental, foram  vários trabalhos lançados pelo selo Elenco além de projetos com diversos  interpretes.

Com a mudança política  nacional em meados da década de 60, a música engajada de postura política não fazia parte do universo de Menescal que passou a se dedicar como diretor artístico da  gravadora Polygram alongo dos anos 70 até meados da década seguinte. Mas com a mudança na década de  80 que privilegiava o sucesso fácil  e a estagnação da industria com o crescimento da pirataria, Menescal voltou a velejar pelos mares que conhecia.

 

Menescal retomada a partir da década de 90

 

Com  o conhecimento adquirido  fundou  no anos 90 e  seu próprio selo o Albatroz e aí retornou aquilo que mais gostava   e conhecia   a bossa nova que mantém hoje em dia  inúmeros projetos pelo Brasil e o mundo.

 

Menescal

Ele fez parte da primeira geração da Bossa Nova. O quadro Música é Cultura destaca a obra do  violonista e compositor Roberto Menescal.

 

 

entre em contato:

robson@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.